Em todo esquema que vemos um time jogar com 3 zagueiros, como a tática, 3-5-2, ou 5-3-2, quase sempre nós vemos um jogador mais a frente (ou atrás) dos dois zagueiros, chamado de líbero. O líbero tem a função de proteger a zaga, mas também pode atacar, sempre vemos que líberos geralmente são líderes em suas equipes, são jogadores excepcionais.Os líberos unem sempre a habilidade com a força e o equilíbrio. Um líbero, é sempre especial num time. Temos em destaque dois grandes líberos que foram campeões do mundo, jogaram muito, fizeram muitos gols, chegaram a ser os melhores de suas épocas: o alemão Lothar Matthaus, e o outro alemão Franz Beckenbauer.
Beckenbauer era dotado de uma técnica refinada, além de um senso de liderança enorme, levando a posição de capitão em todos os times que jogou. Jogava como líbero, armando contra-ataques fulminantes. Sua habilidade ajudou a Alemanha a ganhar a Copa do Mundo de 1974 e o Bayern Munique o tri da Liga dos Campeões da UEFA em 74/75/76.
Matthaus era dotado de inteligência e técnica, marcou época no Bayern Munique, era gênio, chegou a ficar entre os dois melhores do mundo na década de 90. Em 90 foi campeão do mundo com a Alemanha, foi um dos grandes jogadores, líbero, também tinha muita liberdade para atacar e por isto foi essencial em sua época, onde foi um grande destaque.
No Brasfoot não é diferente, sempre que jogarem em um 3-5-2, coloquem aquele seu zagueiro de confiança como líbero, pois será a peça chave neste esquema.
Creditos : Foot Brasil





















0 comentários:
Comente o que achou do post! Diga também o que está achando do site!
Fique a vontade para tirar as duas dúvidas. Você também é livre para fazer críticas, mas desde que dê também sugestões dê como melhorar!
O Registro Brasfoot reserva-se no direito de moderar os comentários.
Seu comentário é sempre bem vindo!